Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

mapastrais

mapastrais

13
Fev07

Vénus

Paula Valentina
Vénus
Por Barbara Schermer
O Amor pode ser doce e gentil, mas pode também assumir a aparência sombria de Eros, pesar sobre os ombros, fazer-nos andar às voltas e ser exigente.

A Astrologia pode-nos dar algumas pistas acerca desses caminhos do Amor, seguindo os movimentos de Vénus através dos 12 signos do Zodíaco. É onde Vénus (A Deusa do Amor, bem como o Planeta) se encontra no mapa de nascimento que encontramos algumas pistas no estilo de amar, assim como na relação com a beleza.


Na sua volta anual ao Zodíaco, Vénus passa pelos 12 signos e quatro elementos:
Fogo: Carneiro, Leão, Sagitário
Terra: Touro, Virgem, Capricórnio
Ar: Gémeos, Balança, Aquário
Água: Caranguejo, Escorpião, Peixes

Enquanto Vénus em cada signo enfatiza qualidades especiais, o seu posicionamento nos elementos estabeleces características gerais - e mostra o palco para a sua relação com o Amor.

Vénus nos Signos de Fogo
O Fogo necessita de combustível para manter a chama e uma fonte disso para os signos de Fogo é a energia que a paixão carrega. Pessoas de fogo alimentam-se do entusiasmo, esperança e das possibilidades de um novo relacionamento.


Quando o Fogo encontra algo pelo qual se sinta atraído, atira-se em perseguição e na esperança da conquista. Aquece rápido! Mas tal como o Fogo se vai consumindo, as constantes excitações e entusiasmos podem queimar cedo demais os relacionamentos dos tipos de Fogo. "Por mim tudo bem", até pode ser o lema, mas algum dia poderá querer aprender a mundana arte da paciência, do controlo, do fogo ameno que mantém a chama.


Pontos positivos: A paixão, a frontalidade, o entusiasmo e motivação. A energia que contagia todos.
Pontos negativos: Falta de controlo nos impulsos, a tendência para sempre fazer, ao invés de ser, a falta de sensibilidade que pode incomodar.

Vénus nos Signos de Terra
Com o Amor como tema, Vénus num signo de Terra é toda olhos e ouvidos, bem como estar viva para cada toque, cheiro e sabor. É a mais sensual do Zodíaco. Alcança-se com o apelo aos seus apetites.


Uma noite maravilhosa até pode ser aquela passada calmamente em casa. Com uma refeição fabulosa, de preferência com uma componente exótica (ou pelo menos cara) na ementa. Não esquecer as saborosas bagas, os chocolates belgas ou um excelente champanhe! Seguir com incenso, um banho de espuma e talvez um pequeno pacote com algo sedoso.


A Terra traz estabilidade e segurança ao Amor, uma calma, uma espécie de amor estável que resiste e mostra a sua verdade através do longo trajecto. Mas a relação com a Terra pode sofrer também de falta de estímulo e deixar-se cair em detalhes e pequenas questões. O amor nos signos de Terra necessita periodicamente de ser abalado, refrescado e revitalizado, sob pena de tornar-se demasiado complacente e francamente enfadonho.

Pontos Positivos: Sensualidade, paciência, confiança e determinação em levar as coisas adiante, mesmo quando outros desistem.
Pontos Negativos: A criação de barreiras, resistência à mudança e pode facilmente ficar satisfeita com o "status quo".

Vénus nos Signos de Ar
Vénus em Signos de Ar tem como fonte de inspiração o amor pelas ideias e pelo mundo da mente. É o tipo que se lança nos ideais, mesmo nas teorias do amor divino, e não deve surpreender se a encontrar a ler Platão ou a desvanecer com Rilke. O seu coração agita-se quando o objecto da sua afeição fala de ideias originais.

Mais do que qualquer outro, o tipo Ar necessita relacionar-se. Mesmo assim é a relação com as suas necessidades interiores e sentimentos que têm que ser estabelecidos antes que esteja pronta para uma relação com os outros. A prática contínua amor-próprio, auto-alimento, permitem-lhe desenvolver as qualidades que necessita para amar os outros e ser amada por eles.


Pontos Positivos: Intelectualmente viva, versátil, adora conhecer novas pessoas e pode-nos fazer pensar a todos acerca do Amor e da Beleza.
Pontos Negativos: Pode andar nas "nuvens", com dificuldades para concretizar os sentimentos. Pode lutar com contradições internas e intelectualizar - ao invés de os conhecer os seus sentimentos - aquilo que o verdadeiro Amor exige. O Ar pode beneficiar com a sensibilidade e compreensão dos amigos do signo Água.


Vénus nos Signos de Água
Aqui encontramos a Vénus mais sensível, metaforicamente o rio profundo que expressa os ritmos femininos da maré e da mudança, a turbulência das emoções e a profundidade da iniciação.


Vénus em Água está repleta de conexões íntimas, de profundidade de sentimento e consciência - constantemente tentando atingir a profundidade das coisas. É acusada de demasiados "processos", de demasiada intensidade emocional e de interminável expressão de sentimentos. Os tipos de Ar e Terra à sua volta não resistem em pedir-lhe maior leveza.


A compaixão e sensibilidade de Vénus em Água permite relacionamentos profundos e emoções autênticas. Frequentemente as relações são "contratos curativos" para si e para o parceiro/a. É especialmente importante para a Vénus em água a cura de feridas emocionais do passado; de outro modo, interferem mais do que nunca na relação.


O Amor está sempre interlaçado com a dor, dois aspectos inseparáveis de um mesmo princípio cósmico.


A mulher com Vénus em água, especialmente, deve explorar as profundidades da dor de modo a que descubra a sua inteira capacidade para amar.


Pontos positivos: Sensibilidade, pessoa com que se pode contar, capacidade de nutrir, energia que muitas vezes cura tudo aquilo que toca.
Pontos Negativos: Hiper-sensibilidade, tendência à depressão, e, provavelmente, alguma manipulação dos outros para preencher as suas necessidades.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2009
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2008
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2007
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2006
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D