Segunda-feira, 18 de Junho de 2007
O Ascendente

 

 

 



 

O Ascendente

O Ascendente é um dos factores mais complexos do mapa astrológico. Representa o impulso inicial para a vida, o momento do nascimento, o primeiro choro do bebé. Mostra a qualidade do nosso primeiro contacto como o Mundo, a primeira vez que "tocamos" a Vida.

Neste ponto inicia-se o primeiro quadrante, no qual o indivíduo vai perceber aquilo que é, o seu valor e a capacidade de interpretar o mundo.

O signo que se encontra no Ascendente indica a primeira impressão que causamos e a forma como iniciamos as coisas. Pode igualmente dar-nos pistas sobre o aspecto físico, a "máscara" exterior (tanto física, como emocional e intelectual) e alguns pequenos hábitos e maneirismos pessoais.

Planetas conjuntos ao Ascendente vão também ter uma importância primordial na expressão imediata da personalidade.

A presença de um planeta muito próximo do Ascendente pode mesmo tornar-se a característica mais óbvia da personalidade, ofuscando até o próprio signo ascendente.

É por esta razão que encontramos, por exemplo, indivíduos com ascendente Carneiro que, em vez da tradicional impulsividade e assertividade, têm um aspecto comedido e até mesmo um tanto receoso. Um Saturno próximo do Ascendente (entre outros factores) pode ser o "causador" desta retenção das energias do Carneiro.

Num outro exemplo, podemos encontrar alguém que tem ascendente Virgem e que, em vez da reserva e precisão próprios deste signo, avança para a vida com inesperado optimismo e expansividade. A presença de Júpiter próximo Ascendente, poderá ajudar a compreender a extroversão e o gosto pela aventura numa pessoa de quem, à partida, se esperaria um comportamento modesto, cuidadoso e pormenorizado.

Outro aspecto a levar em conta é o planeta que rege o signo ascendente. A sua posição por signo e casa vai acrescentar dados importantes sobre a expressão imediata da personalidade.

Assim, se alguém com Ascendente Gémeos tiver Mercúrio (regente do Ascendente) em Touro, a natural expressão geminiana, conversadora e "leve", será moldada pelo sentido prático do Touro, tornando-se mais comedida, moderada e concreta.

Se Mercúrio estivesse em Aquário, haveria um toque muito mais acentuado de comunicação e de velocidade do pensamento. Em Caranguejo, a comunicação geminiana seria colorida pelos sentimentos e imaginações próprias do primeiro signo de água.

Em resumo: ao considerarmos o Ascendente, há que levar em contra todo um conjunto de factores a ele associados:

1- o signo Ascendente

2- os planetas que se encontrem próximos (cerca de 10º antes ou depois) do Ascendente

3- o planeta regente do signo Ascendente (segundo a sua posição por signo e casa)

Só assim teremos uma visão correcta deste importante factor de interpretação astrológica.

Os Signos Ascendentes

Ascendente Carneiro

A primeira abordagem da vida, a expressão imediata da personalidade, é feita através do Fogo Cardinal: a identidade em acção.

Quem tem Ascendente Carneiro entra na vida como quem entra num desafio: com impulsividade, pioneirismo, ousadia, impaciência. A expressão é activa, espontânea, competitiva, directa e assertiva.

Quem tem este ascendente tende a acreditar que o caminho mais curto entre dois pontos é uma recta e a pôr isso em prática em todas as circunstâncias da vida, por vezes com grandes ganhos de tempo e benefícios, outras vezes com consequências menos felizes.

O indivíduo com este ascendente tem necessidade de se pôr continuamente à prova através da acção. Na verdade, só tem a sensação de existir, de estar vivo, se estiver a fazer alguma coisa.

Quando aprende a agir por vontade e escolha própria, em vez de reagir continuamente à necessidade de se afirmar, o indivíduo consegue vivenciar plenamente as qualidades de acção, assertividade e decisão associadas ao seu signo ascendente.

Em termos físicos, o Ascendente Carneiro pode caracterizar-se por uma postura enérgica, viva, rápida e impaciente. Os movimentos são repentinos, por vezes até bruscos e directos. O olhar é vivo, franco e directo.

Ascendente Touro

A primeira impressão é vivenciada através da Terra Fixa: segurança e continuidade na concretização de objectivos.

O Ascendente Touro entra na vida com calma, ponderação e segurança. Há que avançar sem pressas, experimentar bem o terreno e medir cada passo. O avanço é lento mas é também seguro: uma vez conquistado o terreno, raramente se dá um recuo.

Existe geralmente uma habilidade natural em lidar com os recursos materiais, tendo em vista estabilidade e a abundância material. A abordagem é prática, física e sensorial: pode haver uma sensualidade forte, simples e desinibida, uma certa tendência à gula e, em geral, uma grande capacidade de apreciar os confortos e prazeres da vida. O sentido estético, que está quase sempre presente, pode ser também simples e um pouco rústico, dando preferência ao que é natural e confortável.

Com a maturidade, a necessidade de segurança material e financeira pode ser gradualmente substituída pela segurança emocional e pela estabilidade interior; nessa altura o Ascendente Touro descobre a sua faceta mais espiritualizada, capaz de vislumbrar beleza e transcendência nas formas mais concretas.

Existem dois tipos físicos bem distintos que podem ser considerados associados ao Ascendente Touro. Um é pesado e sólido, com pescoço forte e tendência a aumentar de peso; o outro apresenta uma constituição harmoniosa, delicada e elegante. Alguns indivíduos reunem características de ambos os tipos.

Ascendente Gémeos

A primeira abordagem à vida é feita através do Ar Mutável: aprendizagem, comunicação e experimentação no plano mental.

Com Ascendente Gémeos, abordamos a vida de forma ligeira, curiosa e um tanto dispersa. Há uma forte necessidade de compreender as coisas mentalmente e de apreender todas as faces da realidade.

A diversidade da vida diária, com todos os seus pequenos e variados acontecimentos, é um elemento-chave para a expressão imediata da individualidade. Há uma tendência natural para se identificar com as ideias ("sou aquilo que penso"), embora estas possam estar continuamente em mudança.

A comunicação é também uma importante via de expressão pessoal.

Quando aprende a seguir um rumo de pensamento, entre a multiplicidade dos seus apelos mentais, o indivíduo com ascendente Gémeos começa a manifestar o que de mais elevado existe no signo: a capacidade de relativizar e de compreender, no plano mental, todas as faces de um assunto ou situação.

Os factores físicos geralmente associados ao Ascendente Gémeos são uma figura ágil e um tanto andrógina, que tende a manter o aspecto juvenil até muito tarde. As mãos e braços podem estar em evidência, tanto pelo gesticular contínuo como pela sua elegância e delicadeza. O rosto pode ser vivo, móvel, expressivo e marcado por um ar de eterna adolescência.

Ascendente Caranguejo

A primeira impressão da vida é sentida através da Água Cardinal: acção motivada pelos sentimentos.

Expressão cautelosa e grande necessidade de segurança emocional são características de quem tem Ascendente Caranguejo. A expressão da individualidade é cautelosa e "tradicional", aparentemente pouco marcada e pouco assertiva.

Há uma qualidade mimética, camaleónica na expressão pessoal: o indivíduo procura confundir-se com o ambiente, e não se mostra competitivo, chegando por vezes ao ponto de apresentar comportamentos desprotegidos ou mesmo "infantis". Pode manter-se sempre muito próximo da mãe ou da família de origem (do ponto de vista físico, emocional ou ambos). Ao evitar uma imagem saliente e agressiva, evita também ser ameaçado ou agredido.

Esta camuflagem pode, contudo, ser apenas aparente. Por detrás dela esconde-se, por vezes, uma grande tenacidade e uma inesperada capacidade de se "agarrar" teimosamente a comportamentos de preservação (física e emocional) e a situações em que sinta familiaridade e segurança, mesmo que esta segurança seja feita à custa de outros.

À medida que integra um certo grau de maturidade, o indivíduo consegue desfrutar toda sensibilidade e riqueza emocional associadas a este signo.

O aspecto físico ligado a este ascendente é arredondado, agradável e um pouco infantil. Um rosto redondo e um tronco desenvolvido são características comuns. Alguns indivíduos, contudo, apresentam um rosto oblongo e uma figura esguia.

Ascendente Leão

A entrada na vida surge através do Fogo Fixo: segurança na expressão da identidade.

Quem tem Ascendente Leão entra na vida com grandes passadas: a expressão pessoal é calorosa, "quente", digna e poderosa. O mundo, os outros e as circunstâncias em geral podem ser vistas como um grande palco onde, ao longo de diversos actos e cenas, a individualidade vai manifestar-se de forma brilhante e poderosa. A necessidade de protagonismo é imperativa e quase constante.

O indivíduo com este ascendente tende a dominar as situações com a sua projecção carismática; esta contudo, pode ser demasiado abrupta, autoritária ou avassaladora, tocando mesmo, em casos extremos, as raias da arrogância.

Ao longo da vida, esta forte expressão tende a ser posta em causa e a modificar-se. Na maturidade, poderá deixar de encarar a vida como um grande palco e passar a vê-la como uma oportunidade criativa. Nessa altura, as manifestações pomposas e gratuitas, de carácter personalístico, dão lugar a uma atitude verdadeiramente criativa, generosa, desinteressada e vitalizante.

No aspecto físico ligado a este ascendente surge, em geral, associado a uma atitude naturalmente altiva, quase régia, e a uma cabeleira bonita, volumosa, tipo "juba de leão".

Ascendente Virgem

O primeiro contacto com a vida é feito através da Terra Mutável: aprendizagem e experimentação das coisas concretas.

Para quem tem Virgem ascendente a vida é um "projecto de perfeição". Todas as atitudes, funções, relações e comunicações são, por isso, sujeitas a uma forte crítica, revelando-se sempre aquém de tão exigentes expectativas.

A expressão pessoal tende a ser precisa, funcional, ordenada e ergonómica. Tudo é feito com método, funcionalidade, detalhe e eficiência, tendo em vista a ideia de perfeição. "A qualidade acima da quantidade" poderia ser o seu lema.

Esta forma de abordar a vida pode levar a uma atitude de crítica implacável, que se torna muito desmoralizadora e, em casos extremos, chega a tornar-se paralizante.

A partir de uma certa fase da vida, o indivíduo com este ascendente começa a aprender que a perfeição está subjacente a tudo, mas que não tem possibilidades de se manifestar plenamente no plano físico. Nessa altura, a tolerância e a compreensão começam a temperar o seu sentido crítico, levando-o a encarar todas as coisas (e a si mesmo) como manifestações terrenas do arquétipo da Perfeição.

Um ar limpo, preciso e resistente, ao mesmo tempo aprumado e simples são qualidades típicas do Ascendente Virgem. O aspecto geral pode ser bastante juvenil, mantendo uma figura delgada e muita vivacidade.

Ascendente Balança

A primeira abordagem à vida é feita através do Ar Cardinal: acção dirigida para o relacionamento e a comunicação.

Com Balança ascendente, a expressão pessoal é pensada, medida e considerada, levando sempre em conta a opinião ou a reacção dos outros. A atitude geral é de cooperação e de busca de harmonia. Pode haver uma qualidade estética e uma elegância natural nos gestos, na fala e na escolha de roupas e adornos.

O sentido de justiça e de equilíbrio inerentes a este signo conferem-lhe graça e harmonia. Podem, contudo, tornar-se factores obstaculizantes sempre que as circunstâncias exigem decisões directas e imediatas. Quando tem de actuar sozinho e de escolher por si mesmo, o indivíduo pode sentir-se perdido.

Em casos mais extremos, a tendência para se apoiar nos outros degenera em sociabilidade exagerada, falta de descriminação nos relacionamentos, inércia, preguiça e dependência emocional.

Quando aprende a equilibrar a sua necessidade de ouvir os outros e os seus próprios desejos e vontades, o indivíduo com este ascendente ganha a capacidade de harmonizar com ligeireza e desembaraço todas as polaridades da vida: eu-o outro; pessoal-social; formal-informal; mundano-sagrado.

O tipo físico associado a este ascendente é proporcionado, naturalmente ágil e elegante, apesar de um pouco roliço e com tendência a ganhar peso.

Ascendente Escorpião

É através da Água Fixa que as primeiras impressões da vida são sentidas: intensa necessidade de segurança e transformação emocional.

Para o Ascendente Escorpião, a expressão pessoal é intensa, carismática, poderosa e sempre um tanto secreta. Para ele, a vida é uma batalha, onde vitórias e derrotas marcam e transformam a expressão individual.

O indivíduo com este ascendente pode ver-se como um lutador, um reformista ou um investigador. O seu carisma que começa por ser fascinante, pode torná-lo incomodativo ou mesmo belicoso.

Todos os aspectos da vida são sentidos com grande intensidade, mas também com uma profunda contradição interior. Perante qualquer desafio imediato (em coisas simples do dia-a-dia), reage com um misto de atracção e repulsa, avidez e desconfiança, desejo e negação do próprio desejo.

Esta turbulência emocional leva-o ao principal tema deste signo - o da morte e transformação. Ao compreender que a verdadeira batalha é interior, o Escorpião ascendente inicia uma nova fase na sua vida - deixa de lutar contra inimigos exteriores e lança-se na cruzada contra os seus demónios interiores, trazendo-os para a luz da consciência e transcendendo-os. É nessa altura que descobre em si recursos e capacidades que até então desconhecia. Deixa de ser um lutador e torna-se um guerreiro espiritual.

Olhos de expressão intensa e profunda, sublinhados por sobrancelhas espessas e bonitas, são característicos deste ascendente.

Ascendente Sagitário

A primeira abordagem da vida é feita através do Fogo Mutável: aprendizagem e experiência da identidade.

Quem tem ascendente Sagitário tende a entrar na vida como quem começa uma viagem: com entusiasmo, curiosidade, optimismo e boa-disposição. Na sua abordagem existe sempre uma componente de aventura, descoberta.

O indivíduo com este ascendente lança-se à descoberta de uma nova fronteira, de uma nova ideia ou da solução para os problemas globais com o mesmo entusiasmo e convicção com que parte em busca de um tesouro, descobre um novo disco ou, mais prosaicamente, explora a despensa em busca de guloseimas. É optimista: acredita que "hão-de acontecer coisas boas" e que a vida, afinal, "não é assim tão má". Com a sua fé jovial e inabalável, encara tudo como um jogo e não hesita em correr riscos. O que poderá correr mal?...

O seu entusiasmo e idealismo são contagiantes e, na maior parte dos casos, contribuem para o bem-estar geral. Contudo, o indivíduo com este ascendente corre o risco de se tornar pomposo, arrogante e "doutrinário". Quer que os outros "acreditem" naquilo que acha que está certo e não hesita em "ensinar" ou mesmo impor as atitudes e conceitos morais que considera correctos.

Quando passa da atitude de sabedoria pomposa á de partilha de conhecimentos, dá um importante passo em direcção à maturidade. Esta etapa, que é alcançada através do controlo da fala e dos pensamentos (evitando exageros e indiscrições), vem trazer à sua vida o sentido e a Sabedoria que tanto procurou. O aventureiro transforma-se, então, no cruzado.

Associa-se a este ascendente um aspecto descontraído e jovial. Pode ter um rosto aberto, com um grande sorriso e cabelos encaracolados (às vezes arruivados), coxas fortes e tendência a aumentar de peso.

Ascendente Capricórnio

A entrada na vida é feito através da Terra Cardinal: acção prática e concreta.

O Ascendente Capricórnio entra na vida com os passos firmes, medidos e planeados de quem escala uma montanha. Não brinca em serviço: a expressão pessoal é séria, responsável, convencional, retraída e um pouco seca.

Avalia-se a si mesmo e aos outros pelas conquistas profissionais, a carreira e o estatuto social. As figuras de autoridade impressionam-no.

Há uma tendência latente para a inibição, a rigidez e a "depressão". Longe de ser nefasta, esta "depressão" revela-se fundamentais para o crescimento da individualidade: abala a rigidez, permitindo uma reestruturação em moldes mais abrangentes e flexíveis. As qualidades de resistência, planeamento e estratégia passam, então, a ajudar à transformação, em ver de lhe resistirem.

É, por isso, frequente que os indivíduos com Ascendente Capricórnio venham ao mundo com uma postura sisuda, triste e desmotivada (nascem "velhinhos") e que, ao longo dos anos, aprendam a gozar as coisas boas da vida. Dir-se-ia que rejuvenescem com a idade. Na maturidade, é frequente serem muito mais descontraídos, simpáticos e comunicativos do que foram em jovens.

Esta alegria interior representa o culminar das qualidades de trabalho e associadas a este ascendente. É uma "marca de Sabedoria".

Um aspecto magro, tenso e seco pode ser associado a este ascendente. As maçãs do rosto são marcadas. Algumas pessoas (principalmente mulheres) têm uma beleza refinada, assente no equilíbrio de linhas e na elegância da estrutura óssea..

Ascendente Aquário

É através do Ar Fixo que se faz a primeira entrada na vida: segurança nas ideologias e pontos de vista globais.

Quem tem Aquário ascendente baseia a sua expressão pessoal numa aparente contradição. Tem uma necessidade imperativa (embora por vezes disfarçada) de ser único, diferente e inconvencional mas precisa de ser aceite pelo colectivo, pela sociedade. Por outras palavras: tem de ser diferente e, ao mesmo tempo, igual; é simultaneamente rebelde e gregário.

A solução deste conflito interno varia de indivíduo para indivíduo.

Alguns sufocam o seu individualismo em prol da aceitação social. Mantém-se numa atitude de falso conformismo, mas correm o risco de "explodir".

Outros proclamam-se "espíritos livres" e mantém-se à margem da sociedade. Ganham "liberdade" para serem inconvencionais, teimosos, excêntricos, rebeldes e até chocantes, mas perdem o prazer da companhia humana.

Na maior parte dos casos, contudo, a faceta experimental e pioneira deste signo consegue encontrar soluções originais e equilibradas (geralmente depois de várias tentativas). Pode juntar-se a grupos diferentes e originais que lhe dêem espaço e liberdade; pode ter diversos grupos de amigos, que representem diversas facetas da sua personalidade; ou pode tentar compartilhar o seu "mundo paralelo", onde reina a busca da liberdade e a visão do futuro.

Qualquer destas soluções vai permitir ao indivíduo trocar ideias e pontos de vista, sentindo-se, desta forma, acompanhado na sua diferença.

Ao compreender que não precisa de se rebelar para ser livre, o indivíduo com este ascendente começa a encarar a vida como uma grande experiência de solidariedade. Descobre, então, que tem a capacidade de partilhar com todas a humanidade as suas ideias largas globais, numa perspectiva de serviço, esperança e fraternidade. As utopias tornam-se, então, ideias realizáveis.

Este ascendente é associado a figuras grandes, altas e a rostos de expressão aberta. Pode ter uma espécie de "aura eléctrica", que lhe dá um toque excêntrico.

Ascendente Peixes

A primeira impressão da vida é sentida através da Água Mutável: percepção sensível ao todo, aprendizagem do sentir.

Uma espécie de névoa vaga e intangível parece permear a expressão pessoal de Peixes ascendente. Ao expressar-se, o indivíduo procura incluir nessa expressão algo mais abrangente, total e inclusivo, algo muito maior do que próprio "eu". Esta "névoa" confere empatia e permeabilidade mas, ao mesmo tempo, traz um certo isolamento e distanciamento. Assim, o indivíduo pode ter sentimentos e comportamentos um tanto contraditórios.

Em determinadas situações, pode entrar em empatia emocional com toda a Humanidade e procurar redimi-la dos seus sofrimentos. Nessa altura, a sua sensibilidade manifesta-se como compaixão, expressão artística ou devoção mística. No momento seguinte, contudo, pode perder o foco e passar a centrar-se apenas nas próprias necessidades emocionais. Cai então num caos emocional, numa auto-piedade quase "autista" do qual só sairá (segundo julga) se viver alguém "salvá-lo".

Se conseguir o distanciamento necessário para distinguir entre os seus problemas e os dos outros, o indivíduo com este ascendente poderá pôr a sua enorme sensibilidade ao serviço do colectivo. Nessa altura, deixa de oscilar entre os papéis de salvador e vítima, tornando-se capaz de passar da empatia emocional à ajuda efectiva, mesmo que isso implique sacrifícios pessoais.

Um aspecto físico vago, etéreo e um pouco "perdido" pode ser a marca deste signo ascendente. Alguns indivíduos são verdadeiros "espelhos vivos", reflectindo e imitando tudo o que os impressiona.

 

De António Rosa



Publicado por Paula Valentina às 02:34
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

3 comentários:
De António Rosa a 7 de Agosto de 2007 às 13:02
Cara Nisia,

Agradeço-lhe o ter reproduzido aqui na íntegra um artigo do nosso site "Escola de Astrologia Nova-Lis".

Lamento que não tenha sido atenciosa o suficiente para indicar a origem deste texto.

Cumprimentos,

António Rosa


De Anónimo a 14 de Março de 2009 às 12:39
PLÁGIO É CRIME!!!


De Paula Valentina a 14 de Março de 2009 às 13:47
Foi um lapso, mas pedi desculpa e pus o nome do autor, o qual me agradeceu!! És tu que escreves os teus poemas de amor?! Fica bem!


Comentar post

Pesquisar neste Blog
 
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


Posts Recentes

Lua em Gémeos

" 2012 "

Signos

Lua em Áries:palavra-chav...

Lua em Capricornio

Conheça o Ascendente

Horóscopo Xamânico...

Sol em Balança e Lua em L...

O homem de Lua em Leão:

Lua em Leão

Arquivos

Maio 2010

Abril 2010

Setembro 2009

Junho 2009

Junho 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Dezembro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Favoritos

Memórias vilacondenses (V...

Caleidoscópio

blogs SAPO
Fazer olhinhos