Sexta-feira, 30 de Março de 2007
Signo solar e signo ascendente
clip_image002.gif

clip_image003.gif

clip_image004.gif

clip_image005.gif

clip_image006.gif

clip_image007.gif

clip_image008.gif

clip_image009.gif

clip_image010.gif

clip_image011.gif

clip_image012.gif

clip_image013.gif

clip_image014.gif

clip_image015.gif

clip_image016.gif

clip_image017.gif

clip_image018.gif

clip_image019.gif

clip_image020.gif

clip_image021.gif

clip_image022.gif


Grupo de estudo Porto do Céu

Dentro da Astrologia, não existe nada mais familiar e divulgado pela mídia do que o nosso signo solar, aquele que as pessoas sempre consultam para ler os seus horóscopos nos jornais e revistas, mesmo que não entendam nada do tema. Em segundo lugar, em termos de promoção, está o signo ascendente. Ninguém sabe muito bem o que significa, mas tem aquela curiosidade em saber. Para os que estudam Astrologia, os signos solar e ascendente geralmente são tomados como os mais fortes do mapa, seguidos pelo signo da Lua. Como nas interpretações eles estão muito associados à personalidade, fica a pergunta: qual a diferença entre os dois? Quais são as semelhanças entre alguém com ascendente Áries e com o Sol em Áries, por exemplo?

O signo Solar é aquele pelo qual o Sol estava transitando no período de nosso nascimento. Quando você diz que "é de Áries" está, em outras palavras, dizendo que o Sol estava transitando por este signo quando você veio ao mundo (leia mais sobre o tema). Já o Ascendente é o signo que estava subindo na linha do horizonte neste mesmo instante (saiba mais sobre ascendente). Como o mapa natal é uma fotografia celeste da hora do nascimento de uma pessoa, nele estarão desenhadas estas posições e também a de vários outros corpos celestes.

A astróloga Taciana Jácome coloca o signo ascendente como aquele que nos serve de orientação, já que ele subia ao oriente na hora do nosso nascimento. Precisamos buscar o conceito do ascendente quando estamos perdidos. Alguém com ascendente Escorpião, por exemplo, precisa compreender que existe uma realidade além das aparências corriqueiras para não se desorientar com os acontecimentos da vida. É diferente de quem tem Sol em Escorpião, que tem esta consciência como centro de toda psique. O Sol faz com que uma pessoa enxergue o mundo através dos conceitos do signo, já o ascendente é aquele que ajuda esta pessoa a se erguer e se orientar. Quando compreendemos o conceito do signo no qual o Sol está em nosso mapa, podemos encontrar o "ouro" de nossas vidas; já com o ascendente, temos a possibilidade de descobrir como nos levantar diante das situações de dificuldade, rumo aos nossos propósitos mais altos.

Pela Astrologia Humanista, o ascendente é visto como uma expressão do eu, a primeira manifestação do indivíduo, a forma como ele se mostra ao mundo em seu temperamento e aparência física. O Sol, por sua vez, é a verdade, a essência de uma pessoa, mesmo que esta verdade seja expressa com a roupa do ascendente. Para esta linha, o Ascendente é como uma máscara que usamos para nos mostrar aos outros, mas quando esta cai, é o signo Solar quem aparece. O astrólogo Eduardo Maia percorre caminhos mais simbólicos para explicar o signo Ascendente e o Solar: o Sol é como o carro que andamos na vida e o Ascendente o motorista, responsável pela direção do veículo.

Além de buscar diferenciar Sol de Ascendente, o que precisa ficar claro é que as indicações de nosso temperamento não se limitam apenas a estas duas posições. É preciso dar importância a todos os outros fatores contidos em um mapa natal, o que só pode ser feito artesanalmente, já que a combinação de todos os aspectos astrológicos de uma pessoa para a fabricação de interpretações pré-redigidas é tão impossível quanto o nascimento de um ser humano exatamente igual a um outro.



Resultado do grupo de estudo Porto do Céu, coordenado por: Clederson Montenegro, Fabíola Brito e Roberta Tótora participaram da pesquisa as internautas: Angélica C. Gonzales, Ana Lúcia Simões, Cristina Cereja e Paula Cristiane de Oliveira.






Signo solar e signo ascendente
Para saber mais:








O Signo Solar







O Signo Ascendente







O que é um mapa do Céu?









O Ascendente
Roberta Tótora - Editora do site Porto do Céu

O ascendente corresponde ao signo que estava subindo na linha do horizonte no instante que uma pessoa nasce. Por carregar o simbolismo do nascer do Sol, ele representa o primeiro impulso de cada um, a "alavanca" de uma carta do céu.

Imagine que o Zodíaco, com seus doze signos, forma um cinturão em volta da Terra. Na medida em que o nosso planeta vai girando, a linha do horizonte vai passando por cada um dos signos. O seu signo ascendente é, portanto, o que estava exatamente "nascendo" no céu quando você veio ao mundo. Além de ser a alavanca do Mapa, o ascendente dá início ao primeiro setor prático da vida, a I Casa Astrológica, símbolo do temperamento e comportamento de uma pessoa.

Você pode fazer o cálculo do seu ascendente aqui na Porto do Céu. Pesquise a hora certa que você nasceu, ela geralmente está registrada em sua certidão de nascimento. Clique aqui, preencha com atenção seus dados e calcule o seu Mapa do Céu. Uma breve interpretação sobre o seu ascendente aparecerá no canto direito inferior da tela. Quando descobrir qual é o seu ascendente, leia a interpretação completa de Stela Brito para cada signo.

Áries
Leão
Sagitário
Touro
Virgem
Capricórnio
Gêmeos
Libra
Aquário
Câncer
Escorpião
Peixes








Ascendente Escorpião
Entre em sintonia com sua profundidade!
Stela Brito - Astróloga

A pessoa que tem Ascendente Escorpião se expressa na vida com uma marcante intensidade de sentimentos, que a faz intuitiva, passional, enigmática, impulsiva e profunda. Tem uma grande e turbulenta energia fervilhando no seu íntimo e precisa aprender como canalizar tal força.

Saiba como orientar-se pelos mistérios profundos de Escorpião, cuja sinalização indica ir além da forma aparente das coisas, ou seja, é preciso transformar, ir mais além. Portanto, não se contente com a superficialidade, pois Escorpião exige que um poço seja cavado e que você penetre nele para conhecer e aceitar os seus sentimentos ali guardados.

Sabe por que muitas vezes você se sente tão sem perspectiva e totalmente desorientado? É simplesmente porque você não está atento para a sinalização escorpiana, que fará você encontrar seu ponto de orientação e conseqüente renovação.

E isso significa mudanças na sua vida. Sinta que é preciso eliminar/matar certas coisas em você para poder começar do zero. Quando você aceita a perda e vivencia a dor, a raiva, o ciúme ou inveja, está penetrando no mundo desses sentimentos turbulentos e secretos, aceitando-os e tendo, assim, uma chance de transformá-los. Lembre que se você não remover os entulhos, não vai ter espaço livre e limpo para novos sentimentos e novas possibilidades em sua vida.

Não se esgote tanto com suas paixões! Não acumule e não reprima velhos e fortes sentimentos em sua alma. À medida que se apresentem, vá logo tentando canalizá-los de forma construtiva, liberando-os e dando-lhes novas formas.

Outra coisa: já que você é, também, tão perspicaz para captar os sentimentos das outras pessoas, ocupe-se com elas de vez em quando, ajudando-as a enfrentarem as surpresas, as crises e as dores da vida. Você sabe que é possível superar as perdas, porque sempre haverá um renascimento. Canalize, cada vez mais, sua energia nessa direção de vida que pode ser renovada e regenerada: é o milagre e o mistério de Escorpião.

E seja profundamente feliz!


Stela Brito é astróloga, integrante da Companhia das Estrelas, em Pernambuco







A tendência ao racionalismo dos dois faz com que essa união acabe sendo baseada em tudo que se relaciona ao pensamento, e pouco no que diz respeito a um contato mais íntimo. Intelectualmente, os dois se darão muito bem e poderão ser grandes companheiros e confidentes. O relacionamento pode até ser uma forma de um ajudar o outro, mas um geminiano dificilmente se envolve sentimental e apaixonadamente por um virginiano. Isso faz com que a relação, no decorrer do tempo, se torne um pouco fria e perca o sentido de uma união amorosa, e se volte mais para amizade entre ambos.

Muitas vezes, os dois passarão tardes inteiras discutindo o relacionamento e criando formas de contornar os problemas, mas sem colocá-las em prática. O relacionamento pode durar um longo tempo se os dois se acomodarem e se acostumarem com a presença um do outro. Mas como o geminiano tende a ser mais ativo que o virginiano, a tendência é que os dois cheguem ao consenso de que precisam encontrar pessoas diferentes deles mesmos e se aventurarem mais pelo amor.







Há até os dias de hoje uma certa confusão em torno do Ascendente. Saber se ele tem mais ou menos importância que o signo solar, ainda não está claramente respondido.

Uma corrente de estudiosos de astrologia, acredita que essa parte do mapa influência na aparência física. Outra corrente acredita que o Ascendente de uma pessoa dirige a sua vida pessoal. Em minha opinião, ele pode ser mais de uma coisa ao mesmo tempo: um símbolo mostrando a fórmula como a pessoa atua no mundo, a imagem da personalidade que os outros não vêem, a atitude espontânea que a pessoa possui em relação a sua vida, ou ainda o que ela deseja passar e mostrar para o mundo.

O Ascendente faz analogia com a casa um do mapa Natal, que é a porta de entrada pela qual aquela pessoa dará início a sua grande viagem, filtrando tudo que existe dentro do mapa e no mundo exterior. É o simbolismo do signo que estava subindo no horizonte, no momento exato de seu nascimento.


Áries

Touro

Gêmeos

Câncer

Leão

Virgem


Libra

Escorpião

Sagitário

Capricórnio

Aquário

Peixes






Áries:

A pessoa é basicamente agitada, com uma abordagem mais direta do que diplomática. Extrovertido e cabeçudo, sem nenhum ou pouco medo físico. Precisa se auto afirmar e agir. Corajoso e dinâmico, sua palavra de ordem é lutar. Tem iniciativa para começar as coisas sozinho, mas com a dificuldade de terminar o que começou. Seu grande desafio é cultivar a arte da perseverança. Possui um forte senso de individualidade e muita confiança em sua atuação. Para as pessoas com o ascendente em Áries, o que mais importa é abrir caminhos novos e provar a si mesmo, que são capazes de transpor qualquer obstáculo. Esse Ascendente deixa as suas marcas por onde quer que passe.

Touro:

De natureza calma e pacífica, o ascendente em Touro precisa de tempo para aprender e absorver as impressões, no entanto, depois que aprende raramente esquece.

Tem muito cuidado quando precisa fazer uma avaliação, pois não suporta tirar conclusões apressadas. Esse ascendente busca valores, e quando isso acontece, quando ele descobre o seu verdadeiro propósito na vida, vai ao seu alcance com firmeza e tenacidade. Gosta muito de se enfeitar e se sentir atraído por jóias e objetos finos. Não desistem nunca daquilo que tem que fazer, cumprindo sua meta com dignidade e sentimentos puros.

Gêmeos:

Mutável como o tempo e muito flexível, hoje quer, amanhã já se desinteressou. Sua mutabilidade se deve ao fato de repensar as situações. Possui um senso prático bastante desenvolvido. Obtém o melhor das pessoas através da dedução rápida. Muito versátil, as pessoas com esse ascendente precisam aprender a se concentrarem e a não agirem apressadamente.

Podem falar sem parar. Um emprego em telemarketing seria o ideal para acalmar sua necessidade de se comunicar. O Dom da imitação está presente em muitas das suas capacidades, podendo ainda ser um talentoso contador de histórias, ou escritor. Gostam de pesquisar todas as opções possíveis, ampliando ainda mais seus horizontes de comunicação.

Câncer:

O canceriano de ascendente é um tanto charmoso e sensível. Possui uma forte ligação com o lar e com um dos pais. Dá grande importância ao patrimônio e a tradição. É cauteloso e lento diante das mudanças, dando preferência quando viaja, aos lugares conhecidos. Adora lembrar e remoer o passado. Basicamente tímido, ele precisa de estímulo e amor para deslanchar na vida. A tendência e esquivar de tudo que lhe desagrada, por conta de sua insegurança nata.

Embora tenha um comportamento amável, pode se recolher em sua concha, quando se senti atingido por algo que lhe desagrada. Por ser muito sensível, esse ascendente sofre as influências do meio em que convive. Basicamente, seu projeto de vida é criar vínculos afetivos permanentes e construir um lar.

Leão:

As pessoas com ascendente Leão são pessoas exuberantes e notáveis, possuindo um ar de realeza que irá revelar a nobreza de seus propósitos. Possui uma personalidade forte e consegue dominar os outros com facilidade. Franco, romântico, honesto e idealista, porém com muita dificuldade de aprender a lição da generosidade. Basicamente orgulhoso e vaidoso, sabe se apresentar bem.

Por gostar de ser aplaudido e admirado, o teatro é sua melhor proposta. Tendência a ver o lado bom das situações, o que o torna um tanto vulnerável. Realiza-se no amor e na vida familiar junto com os filhos, que é uma forte meta desse ascendente. Afetivo e com grande inspiração para amar e acreditar em si mesmo.

Virgem:

São pessoas meticulosas, com senso comum e iniciativa. Critica principalmente a si mesmo e tendem a perderem tempo com o supérfluo. Possuem o dom da eterna juventude. Precisam ter a agenda e os objetos organizados, para sentirem segurança nos ambientes que vivem. Raciocínio lógico. Em geral usam de diplomacia e tato no convívio social. Em contra partida podem procurar defeitos nos outros, com fortes tendências para o julgamento. Preferem a rotina que eles estabelecem, pois isso trás a sensação de que tudo está correto, saindo como previsto.

Sua meta é a realização profissional, querendo servir aos outros através de sua atividade, buscando uma organização, estabilidade e certeza que tudo está funcionando perfeitamente.

Libra:

Diplomático e amante da paz, esse ascendente possui talento para conciliação e para desenvolver relacionamentos com os outros. Para sua completa realização, precisa de companhia. É capaz de ver os dois lados de uma questão e por isso tem dificuldades em tomar partido, dando impressão aos outros de ser indeciso.

Gosta de ser apreciado e sempre quer equilibrar tudo emocionalmente, só que dificilmente consegue esse equilíbrio. Sua grande meta é amar e ser amado, com paz e harmonia, evitando conflitos e acalmando as situações à sua volta.

Busca se relacionar com pessoas que lhe garantam boa posição social.

Escorpião:

Fechados e de olhar inquisidor e penetrante. Não é muito fácil conhecer as pessoas com esse ascendente, pois sua tendência é ocultar-se debaixo da superfície. Por dentro pode ser uma pessoa enigmática, com mais sensibilidade do que exibe.

Possuidor de grande força e reserva, impõe sua vontade aos outros, com tendência a ir até ao fundo das coisas. Não se deixa intimidar nunca, mas se algo o ameaça, sua tendência é esfriar, sem dar ao outro a menor pista, tornando-se uma pedra, sem qualquer expressão de emoção. Sabe organizar sua estratégia de chegar na meta desejada.

Porém, seu grande objetivo é atingir a paz emocional, através de seu poder pessoal.

Sagitário:

Esse ascendente aprecia incondicionalmente a liberdade de pensamento, palavra e ação.

Difícil aparentar a idade que tem, graças a sua alegria e otimismo. Intuitivo e idealista, na maturidade se liga por horizontes intelectuais, e aí seu estilo é sempre buscar a expansão, ficando inquieto quando é obrigado a se restringir em seus movimentos, ou conter o que quer que seja. Normalmente todas as suas experiências parecem maior que a dos outros, pois aproveita cada situação como se fosse uma oportunidade única, e se apoia em sua fé inabalável.

É bastante didático e adora compartilhar seus conhecimentos. Levar a vida viajando é o que mais lhe agrada empolga.

Sua meta de vida é ampliar ao máximo sua atuação perante o mundo.

Capricórnio:

O capricorniano de ascendente se caracteriza pelo esforço e trabalho, sendo de grande valor para ele, se realizar no nível material. Seus esforços precisam ter resultados tangíveis. Majestoso e paciente, mas só sossega quando realiza seus planos. Disciplinado quase em demasia, leva tudo muito a sério. Com esse comportamento aparenta ser reservado e frio.

As pessoas com esse ascendente, parecem que nunca são realmente jovens, deixando os risos da adolescência de lado. Em contrapartida a idade lhe remoça na maturidade, lhe aparentando mais jovem do que realmente é.

O perfeccionismo é uma forte marca nesse ascendente, que traça metas a longo prazo, vencendo um a um dos obstáculos que surgirem. Também são tímidos e escondem medos e certa fragilidade emocional. Sua meta de vida é construir um patrimônio para proteger a si mesmo e a sua família na velhice.

Aquário:

Se apresentam bastante confiantes e são pessoas solidárias. O valor mais importante que trazem consigo é a solidariedade. Gostam de ser diferentes e se orgulham de seu individualismo. Se esforçam para construir um mundo melhor, onde haja menos desigualdade. É obstinado e contribui com conceitos avançados, propondo valores diferentes e novos. Tem o raciocínio rápido e a percepção aguçada, com um suficiente magnetismo pessoal para atrair os outros. Estar a frente do seu tempo é sua característica marcante, pois está o tempo todo focando o futuro.

São pessoas ansiosas por alcançarem suas metas, e por conta disso querem tudo na pressa. A meta de vida do aquariano de ascendente é ser útil a humanidade e contribuir para um futuro melhor.

Peixes:

A música desempenha um papel importante na vida desse ascendente de pouca energia física. Possui um sentimento puro e com pouca defesa para a maldade e agressividade alheia.

Peixes é um signo duplo, tendo dois tipos bem distintos. Um é servidor e realizador, tem boa intuição e trabalha com tranquilidade. O outro é o sonhador, que flutua, não suporta encarar o fracasso e por isso não tenta o sucesso, desanimando com facilidade. Porém, ambos possuem um forte valor espiritual, se realizando em ajudar aqueles que sofrem.

Normalmente fogem da realidade quando se sentem ameaçados. Possuem tendências ao escapismo, podendo usar drogas, álcool ou remédios controlados.

Como meta de vida, escolhem um caminho que beneficiem a todos em torno.


Publicado por Paula Valentina às 00:16
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

1 comentário:
De Edemilson Lima a 10 de Agosto de 2012 às 06:37
\" O signo Solar é aquele pelo qual o Sol estava transitando no período de nosso nascimento. Quando você diz que \"é de Áries\" está, em outras palavras, dizendo que o Sol estava transitando por este signo quando você veio ao mundo\"

Achei bem interessante as explicações, mas não entendi a afirmação acima. Se é a posição do sol sobre uma constelação da eclípitca no momento do nascimento da pessoa, esse cálculo deveria levar em consideração que as constelações tem diferentes tamanhos, ou seja, as datas de início e fim de cada signo não seriam todas de 30 dias. Além disso, existe o movimento da precessão dos equinócios, que faz com que a posição do sol dê uma volta completa na eclípitca a cada 26 mil anos, mudando as datas de início e fim de cada signo conforme o tempo passa. Por isso estamos neste momento na era e peixes e indo para a era de aquário em 2150.

Estou fazendobum site e queria saber se existe alguma fórmula matemática para calcular o signo exato a partir da data de nascimento ou se devo simplesmente usar os períodos conhecidos de início e fim de cada signo. O problema é andei procurando_estas datas em vários sites e elas diferem de um para outro... Existe alguma tabela oficial das datas?


Comentar post

Pesquisar neste Blog
 
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


Posts Recentes

Lua em Gémeos

" 2012 "

Signos

Lua em Áries:palavra-chav...

Lua em Capricornio

Conheça o Ascendente

Horóscopo Xamânico...

Sol em Balança e Lua em L...

O homem de Lua em Leão:

Lua em Leão

Arquivos

Maio 2010

Abril 2010

Setembro 2009

Junho 2009

Junho 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Dezembro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Favoritos

Memórias vilacondenses (V...

Caleidoscópio

blogs SAPO
Fazer olhinhos